Cilindro de impressão (Fotorreceptor)

Cilindro Fotorreceptor: um componente importante na impressão a laser

Cilindro fotorreceptor

Ao escolhermos ter as imagens impressas no papel através do uso da impressora a laser, sabemos que estamos utilizando de uma tecnologia diferente. Tecnologia essa em que temos o uso de um toner no lugar do cartucho de tinta e em meio ao processo de impressão temos presente um cilindro fotorreceptor.

Para que serve o cilindro fotorreceptor?

O cilindro fotorreceptor é um componente muito importante dentro de uma impressora a laser. Este componente é carregado com energia eletrostática. Através do fio de corona, o cilindro é carregado com carga positiva, e através do canhão de laser o cilindro recebe uma carga negativa. Para concluir o processo, através desta energia eletrostática que utiliza as cargas positiva e negativa, formam-se as imagens no papel.

Para dar continuidade ao processor de impressão, neste momento o toner entra em ação, trazendo o pigmento em pó para emanar as imagens no papel.

Cuidados que precisamos ter com o cilindro fotorreceptor

Esta peça é de extrema importância na impressora, e para evitar que tenhamos problemas na qualidade da impressão, é preciso realizar regularmente uma limpeza no cilindro.

Esse processo de limpeza do cilindro é simples, e para que ele seja realizado, precisamos apenas de: algodão, papel toalha, flanela, álcool ou apenas água limpa.

Para realizar a limpeza, devemos segurar a peça pelas alças, e nunca pelos lados e deixa-lo em cima de um papel toalha. Deve-se despejar o álcool ou a água no algodão, esfregar nos rolos da bandeja interna, e repetir o processo até que a peça esteja livre de poeira, e demais detritos que possam aparecer. Ao finalizar este processo, é importante secar com um pano seco e macio para remover qualquer resquício de poeira. E só após isto, com o produto totalmente seco, deve-se recolocar o cilindro dentro a impressora e liga-la.

É importante que este processo de limpeza seja realizado constantemente e também em toda troca de toner. Neste link você pode encontrar dicas para realizar a limpeza nas impressoras da Brother.

Como resultado deste processo, evitamos a sujeira na impressora, temos uma qualidade de impressão sempre alta, minimizamos os possíveis riscos a impressora e assim, aumentamos sua vida útil.

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

RDI COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA LTDA - CNPJ: 32.440.748/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2021