Tipos de impressora existentes

Atualmente no mercado, encontramos diversos modelos de impressora a nossa disposição. Neste texto vamos falar um pouco mais sobre 4 destes modelos: a impressora a laser, jato de tinta, térmica e matricial.

Impressora a Laser

A impressora a laser não utiliza tinta em seu processo de impressão, e sim um toner que consiste em um pó composto de carbono e polímero. O funcionamento desse modelo de impressora se dá através da eletricidade estática, onde uma carga positiva é aplicada em um cilindro fotorreceptor, que é rotativo. O cilindro então gira enquanto raios laser são descarregados em pontos específicos do material. Neste momento, o laser cria desenhos no cilindro com base nas informações repassadas pelo computador, e aí então, o toner (que tem carga positiva) deposita o pó nos pontos em que o laser não carregou imagem, e que tem carga negativa. A partir deste momento, o papel entra no processo de impressão, recebendo uma carga negativa e passando pelo cilindro. O contato com a peça faz com que o papel atraia o pó e tenha a imagem gravada.

O tambor então solta o papel, para finalizar o processo de impressão o papel ainda precisa passar por outros dois cilindros que recebem o nome de fusor, que fazem com que o papel saia quente no final do processo. O processo de impressão é então finalizado quando a folha vai para a bandeja de saída, e assim, o cilindro central é descarregado por completo ficando disponível para iniciar uma nova impressão. Este modelo de impressora é muito vantajoso para quem imprime grandes quantidades. Apesar de ter um custo inicial mais alto, o equipamento imprime uma quantidade muito maior de páginas (em média 8 mil por toner), é muito mais rápido e apresenta maior qualidade na impressão.

Impressora a Laser

Impressora Jato de Tinta

O processo de impressão na impressora jato de tinta é bastante simples se comparado com o modelo a laser. Neste modelo, a impressão ocorre através de gotículas de tinta que formam as imagens e textos no papel com o auxílio do cartucho de tinta, que pode ser apenas preto ou colorido. Nesta forma de impressão utiliza-se o padrão de cores CMYK, e é possível utilizar diferentes tipos de papel obtendo um ótimo resultado.

Esta impressora é muito utilizada em residências ou pequenas empresas pois o equipamento tem um valor acessível e possui fácil manutenção. Uma das grandes vantagens dessa impressora é o seu resultado: uma ótima qualidade de impressão com um investimento baixo. Neste texto você encontra algumas diferenças entre a impressora a laser e a jato de tinta e quais as principais vantagens de cada modelo.

Impressora Jato de Tinta para uso residencial

Impressora Térmica

Neste processo, a impressão é produzida em um papel térmico que lembra muito o processo do “fax”, a impressão é feita através do aquecimento deste papel térmico, tornando escuro os locais aquecidos e consequentemente produzindo o texto ou imagem. A grande maioria das impressoras térmicas imprime apenas em preto, porém, existem no mercado algumas opções bicolores, imprimindo uma cor adicional. A grande vantagem deste modelo de impressora é que ela não necessita do uso de cartucho ou toner, sendo um equipamento econômico para o público a que se destina. O seu uso é muito voltado para empresas que necessitem imprimir etiquetas, códigos de barras, recibos e comprovantes.

Impressora Térmica

Impressora Matricial

Na impressora matricial, o processo de impressão é feito através de agulhas de impacto que atuam empurrando uma fita de tinta, e consequentemente passando o texto para o papel - lembrando muito uma máquina de escrever. Apesar de na impressora matricial existir a possibilidade de impressão colorida, ela não é muito indicada pois é necessário que se tenha uma fita de tinta de cada cor e o resultado final deixa a desejar. Este modelo de impressora é um dos mais antigos no mercado e seu uso teve grande queda devido aos lançamentos cada vez mais modernos e tecnológicos. O seu uso em alguns casos ainda é muito grande devido ao baixo custo de seus suprimentos e a forma como ela imprime. Esta forma de impressão é muito utilizada por empresas que possuem uma grande demanda de emissão de nota fiscal e ordens de serviço, pois ela permite a impressão de diversas vias (cópias) simultaneamente. Ganhando em agilidade e velocidade frente a outros modelos.

Impressora Matricial

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

RDI COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA LTDA - CNPJ: 32.440.748/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2021