Tudo sobre Toner

Atualmente quando pensamos em comprar uma impressora, sabemos que existem diversas opções para a escolha, e entre elas temos a opção da impressora a laser. Ao escolhermos utilizar esta tecnologia, temos que saber que ela utiliza um toner como forma de impressão.

O que é um toner e como funciona?

O toner é um recipiente que utiliza tinta em pó para realizar a impressão nas impressoras a laser, e funciona através da escala de cores CMYK. Este pó é uma mistura de pó de carbono e polímero, mistura essa que resulta em uma qualidade de impressão muito alta e com um acabamento brilhoso e envernizado. Com a atuação do toner, a impressão ocorre através do aquecimento do pó que, com a ajuda dos cilindros da impressora transfere a imagem para o papel. Hoje são utilizados dois tipos de cartucho de toner diferentes. O primeiro é uma peça inteira, e quando chega ao fim precisa ser trocada por inteira. E no segundo modelo, quando esse pó chega ao fim, o toner pode ser recarregado. O toner não deve ser retirado com frequência da impressora, apenas quando realmente necessário, e a recarga do toner é um desses momentos. O processo de reabastecimento deve ser feito por empresas especializadas, e tomando os cuidados necessários para o bom funcionamento de sua máquina. Desta forma você tem um toner que pode ser utilizado mais vezes sem danificar a sua impressora e mantendo a mesma qualidade de impressão.

Como funciona toner e impressora a laser

O toner da impressora é que viabilizará a impressão. Ele é composto por um pó bastante fino, de carbono e polímero, que conta com carga elétrica positiva. Em razão disso ele fica depositado nas áreas descarregadas pelo laser, que contém carga negativa.

Pó de toner para impressora a laser

Após o processo, o papel é expelido, e vai para a bandeja, onde recebe uma carga negativa mais forte que a da imagem eletrostática e passa pelo cilindro. Quando entra em contato com a peça, o papel acaba atraindo o pó e assim fica com a imagem gravada. Para que o papel não fique preso, o tambor cilíndrico é totalmente descarregado. Na fixação do toner no papel é necessário que ele passe ainda por dois cilindros, que são chamados de fusor. Tais rolos são aquecidos, fazendo com que o toner se una à folha ao transitar entre eles. Esta é a razão do porque o papel sai bem quente. 

Diferença entre toner e cartucho

Cartuchos são usados em impressoras a jato de tinta. Toners são para impressoras a laser.

Diferença entre cartuchos de jato de tinta e toner de impressora a laser

Como descartar um toner

Quando o toner chega ao fim, é nossa responsabilidade realizar o seu descarte correto. Este produto pode ser reciclado se enviado para o local correto. Vale ressaltar que o toner é uma peça sensível e deve ser sempre mantido em sua embalagem original, sendo retirado da embalagem apenas no momento da instalação. Dessa forma evita-se danificar o produto antes de sua utilização. A colocação e a troca do toner variam muito do modelo de impressora escolhido. Diversas marcas como Samsung, Brother, HP, entre outras disponibilizam para venda diversos modelos de impressora a laser, ficando a sua escolha o modelo que traga os melhores resultados para a sua necessidade.

Temos toners originais dos seguintes fabricantes:

 

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

RDI COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA LTDA - CNPJ: 32.440.748/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2021